TERAPIA FAMILIAR SISTÊMICA

TERAPIA FAMILIAR SISTÊMICA

 

 

A Terapia Familiar Sistêmica aborda o indivíduo como parte integrante do sistema familiar, dos contextos e relações, entendendo a família como um todo maior e considerando os relacionamentos familiares como fator determinante para a saúde mental.

Essa terapia se aplica a casais ou famílias contanto que os membros possuam algum nível de relacionamento. Nessa abordagem terapêutica todos os indivíduos participam da sessão, uma vez que o cliente é a familia.

Compreende os problemas em termos de sistemas de interação entre os membros de uma família, sendo vistos mais como resultado das interações sistêmicas do que como uma característica particular do indivíduo.

Busca modificar o padrão de relacionamento, conscientizar as pessoas sobre seus padrões de interação e suas reações automáticas, reorganizar a comunicação entre os membros da família, procurando novas alternativas. Não se volta a resolver problemas e corrigir erros, mas sim a colocar em evidência a competência da própria família, ativando sua participação na resolução dos problemas.

O terapeuta não transforma, ele suscita ocasiões favoráveis às mudanças, orientando sua intervenção para o modo como os padrões de interação sustentam um problema. Também pode facilitar uma busca e descoberta de novos caminhos da relação sistêmica, incitar todos para atuarem e descobrirem onde convém realizar mudanças, para favorecer uma evolução e um amadurecimento dos envolvidos.

Quer saber mais sobre terapia familiar sistêmica?

Entre em contato