CONSTELAÇÃO FAMILIAR SISTÊMICA

CONSTELAÇÃO
FAMILIAR SISTÊMICA

 

 

Constelação Familiar Sistêmica é uma técnica desenvolvida há mais de quarenta anos pelo filósofo, teólogo e psicoterapeuta alemão Berth Hellinger, e ao contrário do que o nome possa sugerir, refere-se ao posicionamento das pessoas dentro dos sistemas dos quais faz parte, sejam eles, grupos, famílias ou empresas.

É um método terapêutico que trata da repetição dos padrões familiares, uma vez que entende o indivíduo como pertencente ao sistema do qual ele veio, a família. Assim, através dele é possível tomar consciência e compreender questões profundas, movimentos inconscientes que influenciam nosso comportamento e nos levam a ter as mesmas escolhas feitas por nossos pais ou avós. Olhar para a própria história, para os aspectos incompreendidos e que trazem algum bloqueio, permite superar as incongruências e criar novas possibilidades, restaurando a saúde psíquica e o fluir da vida.

Conforme o pensamento sistêmico, não existem vítimas ou algozes, certo ou errado, existem escolhas que são feitas baseadas nas condições que a pessoa apresenta naquele determinado momento e que geram consequências. Dessa forma, não existe culpado e sim parcelas de responsabilidades que devem ser assumidas pelas pessoas envolvidas na situação.

Alguns princípios devem ser respeitados no funcionamento dos sistemas, caso contrário, ocorrem os desequilíbrios, e consequentemente, sofrimento. Cada indivíduo possui um lugar correspondente ao seu papel dentro do sistema e deve se comportar como tal, tendo o direito de pertencer e ser reconhecido por isso. É necessário ainda obedecer a hierarquia existente e manter o equilíbrio entre o dar e o receber (tomar para si) nas relações.

A partir da Constelação fica claro para a pessoa qual o próximo passo que ela deve tomar na solução do problema, no sentido de se libertar do que não quer repetir na sua vida, daquilo que dificulta o equilíbrio, a paz e a felicidade.

Estou à sua disposição, se tiver alguma dúvida sobre esse tema, sinta-se à vontade e entre em contato conosco! Se preferir falar comigo pessoalmente, acesse meu WhatsApp clicando no botão abaixo.

Quer saber mais sobre constelação familiar sistêmica?

Entre em Contato