No ano que se passou a palavra Coaching esteve presente em diversos segmentos sociais, em especial no que se refere a desenvolvimento humano e carreira. Dois mil e dezoito começou mostrando que não se trata de modismo e sim de um método eficaz e essencial para quem quer transformar sua vida e ascender profissionalmente, sendo que no Brasil, seguindo a tendência mundial, sua propagação só aumenta. De acordo com a International Coach Federation (ICF) o mercado de Coaching cresceu mais de 300% nos últimos quatro anos e no Brasil houve um aumento do número de Coachs em mais de 30%, porém, apesar da rápida expansão no país, a profissão de Coach continua sem regulamentação, daí a importância de ter cautela em contratar um desses profissionais (http://profissionalenegocios.com.br/mercado-brasileiro-de-coaching-cresceu-mais-de-300-nos-ultimos-quatro-anos-segundo-international-coach-federation/).

Nesse sentido, é de extrema relevância salientar Coach não é um profissional habilitado para lidar com questões de saúde mental e psicológica como traumas, transtornos ou distúrbios psíquicos ou de comportamento, bem como aplicar técnicas terapêuticas. Vide artigo do IBC – clique aqui

 

Com o início do novo ano, é comum termos a sensação de que 2017 passou muito rápido e ao fazermos uma retrospectiva, analisando todo o ano passado, conseguimos refletir sobre os resultados alcançados. Nesse balanço, como você está se sentindo? Está mais feliz, sua vida está melhor, seus relacionamentos estão bem e você conseguiu o retorno que esperava em tudo o que investiu, tanto pessoal quanto profissionalmente? Ou, ao fazer sua retrospectiva, você se sentiu frustrado e triste, por não ter conseguido realizar alguma coisa importante que você queria muito?   Qual é o seu planejamento para 2018? Vai assistir a outro ano se passar ou vai tomar uma atitude e verdadeiramente mudar a sua vida?

Muitas pessoas apresentam uma insatisfação com relação aos seus resultados, mesmo não conseguindo identificar uma causa aparente ou uma situação problemática, no fundo sentem que podem mais, que a vida pode ser mais plena e que não estão vivenciando todo seu potencial. Desejam ser mais produtivas, ter mais foco e comprometimento com seus objetivos, sentir-se mais realizadas e satisfeitas consigo mesmas e com suas vidas, ter mais resultados profissionais, relações pessoais e familiares mais construtivas, maior controle e inteligência emocional, saber se posicionar de forma mais segura e assertiva, ter mais sucesso na vida, entre outros.

O que é preciso para atingir os objetivos é de um método eficaz e comprovado, um processo prático que ofereça ferramentas personalizadas que guiem cada passo pelo caminho correto rumo à mudança de vida. Um exemplo disso é o nosso Programa de Coaching Tome seu Poder, com duração de dez semanas, que agrega ferramentas e conhecimentos de Coaching e Psicologia, trabalhando:

 

  • Autoconhecimento: conhecer a si mesmo, seus pensamentos e emoções dominantes, entender seu processo de tomada de decisões, reconhecer suas potencialidades e pontos de melhoria, seus valores, reais desejos, anseios, medos, enfim, o primeiro passo para entender de fato onde você se encontra e tomar consciência dos recursos que já possui.

Esse é o seu poder interno!

 

  • Percepção ampliada: entender a importância da percepção na construção das suas decisões e ações para criar a sua realidade, e ainda, de que forma a mudança dessa percepção, entendendo qual sua parcela de responsabilidade nos acontecimentos, pode ampliar sua vida e te trazer mais poder de ação sobre ela. Esse é o poder que te guiará nos acontecimentos do seu dia a dia!

 

  • Mudança de Mindset (funcionamento mental): desenvolver novo padrão de pensamento e postura de positividade, encarando as situações aparentemente problemáticas como oportunidades de crescimento, com foco nas soluções. Detectar quais crenças inconscientes limitantes que sustentam os comportamentos disfuncionais e substituí-las por crenças fortalecedoras, alinhando pensamentos e sentimentos vencedores. Esse é seu poder de congruência mental!

 

  • Desenvolvimento de Competências e Habilidades técnicas, emocionais e comportamentais necessárias para o alcance da meta estabelecida no início do processo, incluindo todos os fatores da inteligência emocional. Esse é seu poder de autodesenvolvimento!

 

  • Gestão do Tempo: programar a realização da meta definida e organizar-se em todas as etapas de forma clara e rápida, otimizando seu tempo e colocando-o a seu favor, na elaboração de uma rotina mais produtiva e abundante. Esse é seu poder de concretização!

 

  • Clareza dos papéis: compreender quais são os papéis que desempenha em todas as áreas da vida, bem como o significado e a abrangência que eles têm, possibilitando que se posicione assertivamente e ocupe o devido lugar correspondente a cada papel. Esse é o poder que te guiará nos relacionamentos!

 

  • Desenvolvimento do Feminino Integral (para mulheres): abordar questões relacionadas ao universo feminino, trabalhando os arquétipos do feminino na tríade de amor, poder e independência, tanto no aspecto interno quanto no externo. Com o movimento de ampliação da compreensão e vivência do feminino para a reconexão com a vida através do Sagrado Feminino.

 

Você está disposto a transformar sua vida em 2018? Se você quer desenvolver algum projeto em sua vida, procure um Coach, contudo, certifique-se de que ele é um profissional habilitado, preparado, competente, com sólida formação e experiência. Você tem o poder de mudar sua história e ser o grande autor da sua vida!

 

DAPHNE RAJAB CARDIA

Psicóloga clínica formada na Universidade Vila Velha, Life Coach certificada pelo Instituto Brasileiro de Coaching, MBA em Gestão de Pessoas pela FGV, Consteladora Familiar Hellinger formada pela Hellinger Schule Brasil, especialista em desenvolver pessoas para que alcancem sua Alta Performance, aumentando sua produtividade, satisfação pessoal e melhorando sua qualidade de vida, atingindo assim as suas metas e realizando seus sonhos.